sexta-feira, 13 de março de 2015

Emissões de carbono ficaram estáveis em 2014, mesmo sem crise


(BBC)

Por Jaqueline B. Ramos

As notícias são boas. Mas em nenhum momento significam que nada mais precisa ser feito em relação às mudanças climáticas. Muito pelo contrário.

A partir de informações da Agência Internacional de Energia (IEA), a BBC divulgou hoje de tarde com grande destaque a constatação de que a emissões de gás carbono no mundo se mantiveram em 32 gigatoneladas em 2014, o mesmo número do ano anterior.

Mas o que mais chama a atenção é o fato de que é a primeira vez em 40 anos que as emissões de CO2 se mantém estáveis sem estarem ligadas a um momento de desaceleração econômica. Ou seja, a “desculpa” do crescimento econômico/desenvolvimento tende a não colar mais na justificativa para uma maior poluição.

Segundo a IEA, a desvinculação da quantidade de emissões de carbono de crescimento econômico é um dado muito importante em um momento que especialistas estão se preparando para a assinatura de um acordo global do Clima na COP 21 em dezembro, que acontecerá em Paris – a meta é limitar o aumento global da temperatura em não mais que 2°C a partir de 2020.

Maria van der Hoeven, diretora executiva da IEA, diz: “O dado é encorajador, mas não é momento para complacência. E também não para usar essa notícia positiva como uma desculpa para estagnar ações futuras”.

O Secretário de Energia e Mudanças Climáticas do Reino Unido, Ed Davey, reforça que o momento não é de acomodação. “Precisamos cortar as emissões dramaticamente, e não só impedir seu crescimento.  Um acordo global do clima é vital, e o próximo ano será de extrema importância.”

Leia a matéria na BBC (em inglês) em http://www.bbc.com/news/science-environment-31872460


Nenhum comentário:

Postar um comentário