quarta-feira, 22 de outubro de 2014


Projeto GAP resgata chimpanzés e leões de zoológico de Aracaju

Animais chegam ao Santuário de Sorocaba, SP, esta quinta, 23

22/10/2014: Após algumas semanas de preparação, uma equipe do Santuário de Grandes Primatas e Felinos de Sorocaba, afiliado ao projeto GAP, deu início ontem em Aracaju, Sergipe, à maior operação de resgate individual que já realizou. Três chimpanzés (um macho e duas fêmeas) e duas leoas do zoológico particular do Hotel Fazendo Boa Luz estão a caminho de Sorocaba, SP, e têm chegada prevista para quinta, 23, pela manhã (um dia antes do previsto).

Ao longo de vários anos, o zoológico do hotel tinha adquirido, além de aves e animais menores, três chimpanzés, duas leoas, dois ursos, dois hipopótamos e uma elefanta. A transferência dos animais partiu voluntariamente da gerência do hotel, que avaliou que este tipo de zoológico não atrai mais o público e tem um custo alto de manutenção. Até o momento, o hotel não conseguiu doar os ursos, o hipopótamo e a elefanta e está na expectativa que algum local se candidate a recebê-los.

A gerência do Ibama de Sergipe e a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo colaboraram para que todas as permissões para a transferência e o transporte fossem aprovadas com a celeridade necessária.

Estado dos animais: Todos os animais se encontram em bom estado de saúde e o zoológico colaborou a todo o momento para que o complexo resgate acontecesse com segurança. O chimpanzé macho, chamado Martin, chegou em Sergipe procedente do Criadouro de Marco Schwarz, que ficava no Paraná e já está fechado há mais de 10 anos. As fêmeas - Jamaica (a mais jovem) e Maria das Dores (a mais velha) - foram compradas de circos. As leoas são procedentes de circos.

Os chimpanzés e leoas que viviam no zoológico vão passar a integrar a população de cerca de 300 animais (sendo 54 chimpanzés) que já vivem no Santuário de Grandes Primatas e Felinos do GAP de Sorocaba, e lá receberão todo o acompanhamento e cuidado para terem a melhor qualidade de vida possível em cativeiro – sem o estresse causado pela exibição ao público em zoológicos.

Mais informações para a imprensa:
Jaqueline B. Ramos
Projeto GAP Internacional - Gerência de Comunicação
Telefones: (12) 98134 5465
Curta nossa fan page no facebook - www.facebook.com/gapproject

Algumas imagens do resgate (fotos – divulgação Projeto GAP)







Nenhum comentário:

Postar um comentário